Skip links

Drenagem linfática Manual para Gestantes

Compartilha

A gestação é um período esperado por muitas mulheres e merece atenção especial. Durante a gravidez o corpo da mulher passa por várias mudanças e adaptações como: alteração do centro de gravidade, aumento da micção, do tamanho dos seios, e também da retenção de líquido, popularmente chamado de inchaço.

Devido à intensa atividade dos hormônios gestacionais, o volume de sangue circulante também é aumentado, com o objetivo de aumentar a circulação do útero, suprindo as necessidades do bebê. Muitas vezes, esse aumento do volume de sangue não permanece dentro dos vasos sanguíneos do corpo da gestante, e pode ficar acumulado nos tecidos, provocando inchaços, principalmente nas pernas, tornozelos, e pés. Também pode acometer os braços e rosto. Além disso, a retenção de líquido também pode ressecar a pele e causar dores no corpo da gestante.

Por essa razão, há uma grande procura da drenagem linfática manual (DLM) para redução do inchaço e incômodos ocasionados nesse período. Essa técnica manual foi criada na Europa por volta dos anos 30, e consiste em estimular os gânglios linfáticos e drenar excesso de líquido de uma área estagnada por meio de manobras rítmicas, lentas e suaves, no sentido dos vasos linfáticos e linfonodos.

Vale lembrar que é fundamental que a gestante passe por uma avaliação médica antes de iniciar o tratamento. As sessões poderão ser realizadas a partir da 12ª semana ou conforme orientação médica.

Mas afinal, quais são os benefícios da drenagem linfática para a gestante?

Podemos elencar como os principais: a melhora da nutrição das células e da oxigenação dos tecidos, a redução da retenção de líquidos, o alívio de tensões e dores musculares, melhora da circulação linfática, estímulo da lactação e a prevenção ou tratamento da sensação de pernas cansadas. Além disso, os cremes e óleos vegetais utilizados para a realização da drenagem linfática manual irão proporcionar uma reposição dos ácidos graxos essenciais à pele, promovendo profunda hidratação e prevenção das estrias e flacidez. Na linha Organa Dermocosmético, temos um kit de produtos indicados para o tratamento das gestantes, composto por ativos específicos que podem ser utilizados nessa fase tão importante da vida da mulher.

A drenagem linfática manual não é recomendada para grávidas que tenham hipertensão descontrolada, insuficiência renal, trombose venosa profunda ou qualquer doença relacionada ao sistema linfático.

É importante ressaltar que a técnica de DLM deve ser realizada por profissionais habilitados e capacitados para não comprometer o sistema linfático e a saúde das gestantes. “Este recurso terapêutico quando aplicado corretamente só traz benefícios e bem estar para o período gestacional”, afirma a Dra. Gabriela Pereira, professora do curso de tratamentos estéticos para gestante da Rãmaga Pró Estética.

 

Junte-se à discussão

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.