Skip links

Resurfacing Fracionado para o Tratamento de Sequelas de Acne

Compartilha

Resurfacing Fracionado no tratamento de sequelas de acne.

O tratamento da acne é sempre um grande desafio, e mesmo após o sucesso no tratamento da acne ativa, (quando ainda apresenta o quadro infeccioso  e inflamatório) é muito comum o surgimento de manchas originadas do processo inflamatório da acne (Hipercromia Pós Inflamatória) e cicatrizes (sequelas da acne) nos casos de acne mais severa. O que leva os clientes buscarem nas clínicas de estética e dermatológicas uma continuidade para o tratamento, e procedimentos que visam o clareamento das manchas e a amenização das sequelas.

Dentre os inúmeros tratamentos existentes um recurso tecnológico que tem se destacado no tratamento de sequelas e manchas da acne é o laser  resurfacing fracionado, Er:YAG 2940, que promove além do clareamento homogêneo da área tratada, a suavização e até possível eliminação das sequelas de acne.

Mas afinal de contas, como este laser fracionado funciona? O Laser Fracionado, promove a ablação no tecido cutâneo através da criação de zonas microscópicas de tratamento, intercaladas entre pontos de pele intacta e viável. Este laser possui afinidade com a água presente na pele e promove uma evaporação da água, e junto com a água também é removido pequenos pedacinhos de pele (epiderme e parte da derme), conhecido como zonas microscópicas de tratamento. Como esta área é circundada por uma pele que não foi lesionada, o processo de cicatrização e recuperação é mais rápido, pois a pele íntegra confere um tipo suporte para a pele removida. O resultado é o aumento na produção de colágeno, correção das irregularidades do tecido e suavização das sequelas da acne, devolvendo à pele todo o seu aspecto jovem e revigorado além do clareamento homogêneo de toda a face.

Claro que, o número de sessões necessárias para o resultado satisfatório varia de pessoa para pessoa, visto que existem diversos tipos de cicatrizes da acne, de diferentes profundidades e graus de dificuldade no tratamento. Por isso o ideal é uma avaliação prévia com um profissional devidamente capacitado.

O Resurfacing Fracionado tem sido considerado mais seguro e mais eficiente que os peelings químicos profundos. Mas também requer alguns cuidados no pré e pós procedimento. Uma pele bem hidratada responde muito melhor ao tratamento tanto pela ação do laser que depende da água presente no tecido, quanto na recuperação da pele.  Por isso um preparo da pele é importantíssimo para bons resultados,  como uma limpeza de pele com protocolos de hidratação. Também é necessário suspender pelo menos 15 dias antes do procedimento o uso de ácidos. No pós-imediato é recomendado cremes com ação cicatrizantes e hidratantes que irão auxiliar na proteção contra poeira e outros agentes alergênicos e no processo de recuperação da barreira cutânea. Maquiagem e até mesmo o próprio protetor solar não são bem-vindos neste primeiro estágio pós resurfacing, visto que como a pele estará lesionada teremos uma excelente permeabilidade de tudo que for colocado na pele e consequentemente muitas chances de alergias. O uso do protetor solar é recomendado 03 dias após o procedimento, sempre por cima do hidratante que deve ser utilizado por uns 10-15 dias pós laser.

Se você tem histórico de herpes, mesmo que não esteja ativa, é recomendado como medida profilática, o uso de medicamentos que inibem a ação do vírus da herpes, como o Aciclovir.

E o processo de recuperação?

Todo mundo que tem interesse em realizar um procedimento de resurfacing fracionado se preocupa com o processo de recuperação, se o procedimento é dolorido e se haverá downtime durante o período de recuperação. Vale ressaltar que o cliente possui um papel importantíssimo na eficiência do resultado, pois durante o período de recuperação que é em torno de 3 a 7 dias são necessários cuidados especiais. Então segue uma breve descrição para você que quer entender certinho tudo o que irá sentir em uma sessão de resurfacing fracionado. Nos primeiros momentos da aplicação, sentirá uma sensação de ardência, e já começa a aparecer o inchaço e vermelhidão. Para alívio é recomendado o uso de pomadas com ativos hidratantes e regeneradores da barreira da cutânea. A sensação de ardência normalmente passa após 40 a 60 minutos do término da aplicação, já a vermelhidão e o inchaço podem permanecer por até 2 a 3 dias. Posteriormente poderá ocorrer um leve escurecimento da pele, e esta pele escura some por completo até a pele tratada seja totalmente desprendida e renovada. Temos que lembrar que a pele está toda furadinha, com micro canais abertos que levam pelo menos 3 dias para fecharem, uso de maquiagens e outros cosméticos são potencialmente alergênicos e irritativos neste estágio do tratamento. O protetor solar também foi feito para ficar na superfície da pele e não penetrar para as camadas mais profundas da pele, sendo assim fica suspenso nestes primeiros dias. Se você for se expor ao sol uma dica é aplicar a pomada cicatrizante e por cima da mesma aplicar protetores em pó. Mas logo após a recuperação da pele (em torno de 3dias), o protetor solar é de uso obrigatório! E caprichar nas pomadas e cosméticos hidratantes, eles são essenciais para uma boa recuperação!

Atividades como ir à academia, passear em lugares muito movimentados, sauna e piscina devem ser evitadas, devido a exposição a poeira e sujeira que também são possíveis alergênicos. E atividades expostas ao sol nem pensar!!! Depois da recuperação total da pele, vida normal! Como essa recuperação gira em torno de uma semana, vale a pena o sacrifício, afinal de contas o que são apenas alguns dias para um resultado duradouro para o resto da vida!

Este é o tratamento com o resurfacing fracionado, uma excelente opção para quem se deseja se livrar das manchinhas e sequelas da acne!

Junte-se à discussão

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.