Skip links

Ozonioterapia e seus benefícios

Compartilha

O Ozônio (O3) é um gás bastante reativo e altamente instável. Apresenta uma gama de aplicações, sendo utilizado de forma medicinal e também em processos industriais, como tratamentos de águas, alimentos, gases, efluentes e como agente clareador e branqueador. Recentemente a Ozonioterapia ganhou destaque nas áreas da saúde e estética, devido aos seus benefícios terapêuticos tanto para alívio de dores, processos inflamatórios e infecciosos quanto no tratamento estético facial, corporal e capilar.

A Ozonioterapia é um tratamento que utiliza a mistura dos gases: oxigênio (95%) e ozônio (5%). O ozônio medicinal é utilizado por diversas vias de aplicação, a depender da indicação profissional. “As formas mais comuns de realizar a Ozonioterapia na estética são por meio de uso tópico com água ozonizada, óleo ozonizado e bolsa plástica; em uso local com injeções subcutâneas, articulares e musculares; e em uso sistêmico com a insuflação”, afirma Dra. Gabriela Pereira, professora do curso de Ozonioterapia da Rãmaga Pró Estética.

As indicações terapêuticas para o uso do ozônio estão fundamentadas no conhecimento de que baixas concentrações desse gás podem desempenhar funções importantes dentro das células, sendo um potente oxidante natural, germicida, fungicida e cicatrizante.

Desenvolvido na Alemanha, no século XIX, a Ozonioterapia começou a ser utilizada rotineiramente na Primeira Guerra Mundial. Hoje, a terapia com ozônio já é reconhecida em mais de 50 países, como um tratamento curativo e em diversos estudos que demonstram a eficácia da Ozonioterapia no tratamento de doenças e também tem se mostrado muito eficaz nos tratamentos estéticos.

A Ozonioterapia é um procedimento realizado no Brasil desde 1975. O mecanismo de ação da Ozonioterapia consiste na inativação de bactérias, vírus, fungos e protozoários; estimulação do metabolismo do oxigênio nos tecidos além de ativar e modular o sistema Imunológico para mais ou para menos, a depender da necessidade do indivíduo doente. A Ozonioterapia tem efeito muito útil no controle de infecções, inclusive em casos associados às superbactérias, juntamente ao tratamento tradicional com antibióticos.

Outra habilidade do ozônio medicinal é estimular as enzimas antioxidantes de todas as células, sem exceção – esse aumento enzimático permite que as células se adaptem e resistam de forma mais estruturada aos ataques dos famosos radicais livres gerados pela respiração, combatendo dessa forma o estresse oxidativo celular e diminuindo o processo de envelhecimento.

A administração para uso terapêutico do ozônio é de baixo custo de investimento e manutenção, além de ter uma fácil aplicação. Podemos utilizar a Ozonioterapia de forma tópica; através da Água Ozonizada; em tratamento tópico com Imersão Transcutânea de Gás ou “Banho” (Bagging) e Insuflação Retal de Ozônio/Oxigênio. As concentrações, formas e o tempo de aplicação do Ozônio devem estar de acordo com as afecções a serem tratadas. Tem – se demonstrado que existem diferentes mecanismos de ação para diferentes concentrações, mantendo, ainda assim, ampla margem de segurança. Por isso, atualmente são aceitas concentrações terapêuticas que variam de 5 – 60 µg/ml.

Doenças inflamatórias, alérgicas e autoimunes se beneficiam com a Ozonioterapia, tais como feridas; úlceras; queimaduras; micoses; pé diabético; colite ulcerosa; dores lombares, hérnia de disco, artrite reumatoide. Também é possível realizar diversos tratamentos estéticos, como gordura localizada; celulite; flacidez; estrias, fibrose, acne; microvasos, disfunções capilares e rejuvenescimento, olheiras.

A Ozonioterapia chegou para inovar e agregar muito em resultados e benefícios para saúde estética, afirma a Dra. Gabriela Pereira. Confira alguns resultados clínicos terapêuticos obtidos com a ozonioterapia por alunos do curso de Ozonioterapia da Rãmaga Pró Estética.

 

 

 

Comentário

Junte-se à discussão

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.