Skip links

Ginástica Facial

Compartilha

Quem nunca fez careta na vida, seja numa reunião de amigos, diante de uma contrariedade, ou quando levamos um susto? A novidade é que podemos tirar proveito dessas caretas para fortalecer a musculatura da face, e assim retardar os sinais do envelhecimento.

A grande maioria da população só se preocupa com a tonificação do corpo, esquecendo que o rosto também precisa de fortalecimento!! A nossa face possui cerca de 26 músculos que, se não fores estimulados, sofrerão com o efeito da gravidade e da idade como qualquer outro músculo do corpo. Para solucionar esse problema e minimizar os sinais do envelhecimento foi desenvolvida  a ginástica facial, uma série de exercícios para os músculos faciais, com intuito de estimular a tonificação, melhora da circulação local, aumentando a oxigenação e nutrição da nossa pele.

É notório que o processo natural de envelhecimento resulta na perda de tonicidade muscular e as tensões do dia-a-dia vão marcando silenciosa e implacavelmente o rosto, aprofundando os sulcos e agravando as rugas devido aos movimentos repetitivos que fazemos involuntariamente. A ginástica facial atua na tonificação muscular e, ao mesmo tempo, na reeducação das posturas faciais, o que significa que, através de movimentos adequados, vamos ensinar os músculos envolvidos em ações involuntárias a incorporarem ações voluntárias, obedecendo ao nosso comando.

Os resultados variam de pessoa para pessoa, dependendo de uma série de fatores. O primeiro deles são as tendências genéticas, seguem-se os seguintes parâmetros: as pessoas de massa muscular mais densa obtêm respostas mais rapidamente, os fumantes continuam levando desvantagem, pois os resultados demoram mais para aparecer, as pessoas de pele mais clara, naturalmente desprotegidas, com maior tendência à flacidez, precisam de maior dedicação.

Os exercícios são executados sempre com contração e relaxamento, por isso a nossa expressão é suavizada, e vamos readquirindo a o tônus muscular e a elasticidade da pele, pois a ginástica facial aumenta a circulação sanguínea e, consequentemente, aumenta o aporte de oxigênio nas células, dessa forma voltamos a ficar mais corados e com a fisionomia mais leve.

Vale lembrar que a toxina botulínica e ginástica facial são procedimentos e técnicas com princípios antagônicos. A toxina botulínica deixa a musculatura em total descanso e a ginástica facial a coloca em total atividade. Só é possível usufruir de ambas em momentos diferentes.

A ginástica facial é indicada para todas as idades, e não tem contra indicações, sendo que, se iniciada cedo, a partir dos 25 anos, é capaz de retardar os efeitos da flacidez. Não perca tempo, faça logo o curso para aprender os movimentos corretos da ginástica facial e manter-se jovem por muito mais tempo.

Ginástica Facial o exercício da Beleza!

Rafaela Pereira

Professora de Estética Facial da Rãmaga

Junte-se à discussão

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.