Skip links

Micropigmentação: Beleza feita com arte

Compartilha

Micropigmentação: Beleza feita com Arte

A Maquiagem Definitiva atualmente denominada Micropigmentação é um recurso muito procurado muitas artistas e famosas para realçar a beleza. Entretanto ainda existe muita dúvidas e medos em relação a esta técnica, mas posso garantir que a Micropigmentação realizada por um profissional competente, com os materiais adequados e seguindo todas as normas de biossegurança, é uma técnica que não oferece riscos e consegue resultados lindos e muito naturais, o que pode ser uma peça chave nos tratamentos de rejuvenescimento. Vale a pena ressaltar de Micropigmentão não é Tatuagem, sendo que estas duas técnicas apresentam diferenças importantes que irão acarretar na harmonia e na naturalidade que se pretende obter com a micropigmentação.

O que é Micropigmentação?

A micropigmentação é uma técnica de criação e arte que permite corrigir e acentuar traços naturais do rosto e também de outras partes do corpo. Popularmente conhecida como maquiagem definitiva, o método permite a correção de sobrancelhas finas, ralas, desiguais ou até mesmo refazer, em caso de perda total. Com a micropigmentação, pode-se ainda corrigir lábios desiguais, sem cor ou muito finos proporcionando um efeito de preenchimento labial, camuflar determinadas cicatrizes, manchas brancas na pele e vitiligo estacionário de pequenas dimensões, além da possibilidade de se repigmentar o complexo areolo-mamilar pós mastectomia e mastoplastia. O procedimento é cada vez mais procurado e realizado em clínicas de estética. Por proporcionar uma resultado natural e harmônico tem sido indicado como parte de programas de rejuvenescimento facial.

O resultado é definitivo?

Na Micropigmentação utiliza-se o equipamento dermógrafo e agulhas apropriadas e descartáveis para realizar a introdução do pigmento, este deve ser criteriosamente selecionado de acordo com a coloração da pele do cliente. Como os pigmentos são depositados em uma camada superficial da pele, sofrem desgaste ao longo do tempo. O desgate ou desbotamento varia de acordo com cada cliente,  a duração media é de 12 a 18 meses, e após esse período, a pigmentação sofre um clareamento, havendo a necessidade de reavaliação e, se necessário, realização de retoque para que traço e cor sejam acentuados.

É importante ressaltar que o resultado da Micropigmentação nunca é o resultado imediato após a 1ª sessão. Pois a pele normalmente fica inchada e avermelhada, forma-se uma leve casquinha e o processo de cicatrização dura em média 30 dias. Durante a cicatrização sairá todo o pigmento que foi depositado em excesso. Sendo recomendado a realização de um retoque de 20 a 30 dias após a primeira sessão para finalização da micropigmentação. E são recomendados alguns cuidados ao cliente para obter um resultado bonito e satisfatório.

Fazer micropigmentação dói?

A sensibilidade de dor varia de cliente para cliente. Mas atualmente existem alguns recursos para minimizar o desconforto da Micropigmentação, como o uso de anestésicos tópicos antes do procedimento e a escolha de dermógrafos modernos. Os dermógrafos e as técnicas mudaram muito ao longo dos anos, procure por profissionais que estão atentos a estas inovações e priorizam o constante aperfeiçoamento.

Quais os principais cuidados que devem ser tomados após realizar a micropigmentação?

Após fazer um procedimento de Micropigmentação todo cliente dever adotar alguns cuidados especiais que irão contribuir com um resultado bonito e satisfatório. Segue abaixo algumas dicas:

– Uso de creme finalizante, que tem ação hidratante e lubrificante evitando a descamação da pele e consequentemente eliminação do pigmento.

–  Não coçar, não retirar as casquinhas

– Durante o período de cicatrização evite saunas, vapores de panelas, banhos quentes, sol e mergulho no mar ou piscinas.

– Não usar maquiagem na região antes da completa cicatrização, pois a pele fica sensível aos agentes externos.

Adriana Nogueira

Micropigmentadora e Esteticista Facial

Professora de Estética Facial, Microagulhamento e Micropigmentação

Junte-se à discussão

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.