Skip links

Sistema imune e distúrbios hormonais: qual a relação com os tratamentos estéticos?

Compartilha

Você sabia que os resultados que buscamos nos tratamentos estéticos propostos estão diretamente relacionados com os fatores fisiológicos de cada indivíduo? Precisamos entender que cada disfunção estética possui influências hormonais e sistêmicas.

Sou Mayte Peres, biomédica, proprietária do Centro Estético que leva o meu nome e professora da pós-graduação da Rãmaga Pró-Estética. Hoje quero abordar com você sobre a importância dessa influência e o que ela pode acarretar dentro dos seus atendimentos resultados.

 

 

Na avaliação que realizamos em cabine é primordial que haja algumas perguntas como: está realizando algum tratamento no momento? Toma algum tipo de medicamento? Possui distúrbios hormonais tais como hipotireoidismo e hipertireoidismo? Qual foi a data da realização dos seus últimos exames? Além de perguntar, precisamos entender o motivo pelo qual essas respostas são importantes para a nossa conduta de tratamento, por isso, vamos abordar uma a uma.

No caso de uma inflamação ativa é provável que o seu cliente esteja ingerindo algum tipo de corticoide, anti-inflamatório ou antibiótico. A maior parte dos tratamentos estéticos, se não todos, irão estimular o aumento desse processo, causando a piora do quadro ou até mesmo o não resultado devido o uso desses medicamentos. É necessário aguardar o término para iniciar os procedimentos de escolha.

Isso vale, inclusive, para o anticoncepcional, pois o motivo pelo qual foi optado esse meio de contraceptivo precisa estar destacado em sua ficha, por exemplo, se for para controle de endometriose ou ovários policísticos. Há alguns tratamentos que são contraindicados ou que não causarão eficácia caso o seu paciente não esteja com os índices controlados.

As alterações hormonais relacionadas à tireoide possuem influência direta no metabolismo e consequentemente estarão envolvidas com o seu resultado no caso de tratamentos corporais. É necessário haver um acompanhamento endócrino e uso de medicamento contínuo.

Por isso, os exames sempre deverão estar em dia, pois, com certeza, se os índices não estiverem controlados você não obterá resultados, tudo isso pode ser evitado se na sua avaliação você afunilar os detalhes e explicar para quem está a sua frente a importância de cuidar desse tipo de distúrbio.

O sistema imunológico pode reagir a determinadas substâncias ou tratamentos, causando assim, algum tipo de alergia, edema e dor, por exemplo. Por isso, sempre precisamos avaliar com muita cautela e clareza todos os detalhes, para então, encaminhar o seu cliente para a melhor conduta de tratamento. Com certeza você irá adquirir a sua confiança você conseguirá prometer os resultados que realmente você possa proporcionar.

O que destaca um bom profissional é o conhecimento que é construído através de muito estudo. O processo de formação constante através da pós-graduação, de treinamentos, workshops, vídeo aulas, especializações, prática clínica e, também, através de textos como esse.

Espero ter ajudado, até a próxima!

Dra. Mayte Peres

Tecnóloga em Estética e Cosmetologia – Centro Universitário SENAC

Biomédica Pós-graduada em Estética – FMU/IPESSP

Junte-se à discussão

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.