Skip links

Microagulhamento: Uma ferramenta poderosa no tratamento do melasma

Compartilha

Microagulhamento é um procedimento estético muito conhecido por tratar rugas, cicatrizes de acne, flacidez, estrias e queda capilar. Mas, o que muitos não sabem, é que ele pode ser uma ferramenta poderosa no tratamento do melasma.

Melasma é o surgimento de manchas escuras na região da face, afetando em sua grande maioria, as mulheres. Pode ocorrer por causa de alterações hormonais durante a gestação, pelo uso de anticoncepcionais e principalmente pela exposição ao sol.

O melasma infelizmente não tem cura, porém, existe gerenciamento, e o microagulhamento pode ser um grande aliado.

O microagulhamento consiste em utilizar microagulhas (0,5mm a 2,5mm de comprimento) para produzir furos minúsculos na pele. Os objetivos desse método é também fazer uma renovação celular intensa, aumentar a vasodilatação e estimular a produção de colágeno e elastina.

Para o tratamento do melasma, o microagulhamento é associado ao que chamamos de drug delivery, que nada mais é que, a entrega de ativos, para que sejam permeados na pele durante o procedimento. Esses ativos são substâncias como clareadores, inibidores da melanogênese, antioxidantes, que serão inseridos no interior da derme, fazendo com que sejam absorvidos de forma mais eficiente. Dessa forma os ativos serão entregues diretamente no alvo do tratamento, no melanócito (célula responsável pela produção de melanina) e nos melanossomas compartimentos ondem a melanina fica armazenada na pele. Contudo, o clareamento das manchas ocorrerá pelo rearranjo da melanina ocasionado por esse processo.

O número de sessões necessárias varia de acordo com cada caso, mas, é indicado que sejam feitas no mínimo quatro sessões, com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas, que é o período de cicatrização da pele.

É importante ressaltar a importância dos cuidados que devem ser tomados após o procedimento. Além de produtos skin care para uso diário indicados pelo profissional, o paciente deve evitar exposição solar e fontes de calor; fazer o uso de protetor solar; evitar o uso de maquiagem por três dias após o microagulhamento; não praticar atividade física nas primeiras 48horas; não ficar colocando a mão no local que foi microagulhado; impedir que animais de estimação fiquem na cama; fazer a troca das roupas de cama no dia do procedimento e ter uma toalha limpa e exclusiva para a secagem do local.

Assim como qualquer outro procedimento estético, o microagulhamento possui contraindicações, e são elas: pacientes que estejam com acne ativa e/ou feridas abertas; portadores de doenças renais e hepáticas; portadores de doenças imunodepressoras e diabetes descompensada; deve ser evitado também em casos dermatites, psoríase e urticária; pessoas que façam o uso de anticoagulantes e Isotretinoína; gestantes e lactantes; pacientes com câncer, ou em remissão do mesmo.

A maior e melhor prevenção do melasma é a proteção solar. As medidas de proteção devem ser feitas diariamente mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso. E no caso do melasma, os mais indicados são os protetores com cores, pois além da proteção, fazem uma barreira física contra a luz visível (que também pigmenta o melasma). Outra medida importante é a reaplicação do protetor solar, para que seja mantida a proteção adequada durante o dia todo.

Mas, se o melasma já está presente na sua vida, recomendo que você considere o microagulhamento como uma opção de tratamento, pois, sabemos que o melasma é algo que mexe muito com a autoestima das mulheres.

Procure sempre um profissional capacitado para realizar o seu tratamento, e siga todas as orientações para que resultados satisfatórios sejam alcançados.

 

Dra Jamille Ferreira

instagram: @jamilleferreira_estetica

Biomédica Esteta, professora do programa de pós-graduação de saúde e estética avançada da Rãmaga Pró Estética

 

Comentário

  1. Post comment

    O sistema imunológico descompensado automaticamente vai diminuir potencialmente os resultados de qualquer tratamento estético pois se o organismo não está em pleno funcionamento vai ser difícil responder a qualquer tratamento proposto.

    Permalink

Junte-se à discussão

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.