Skip links

Micropigmentação Capilar

Compartilha

Micropigmentação Capilar: Uma alternativa para correção e disfarce de calvície e alopécia.

A micropigmentação é uma técnica que consiste na introdução de pigmentos orgânicos nas camadas da pele conferindo assim uma pigmentação duradoura e não definitiva. . O deposito de pigmentos (corantes) é feito na camada subepidérmica da pele com o auxilio de um dermógrafo e agulhas apropriadas. Como são depositados numa camada superficial da pele, os pigmentos sofrem desgaste juntamente com a camada córnea (camada mais superficial da pele que sofre constante descamação e renovação) e a sua permanência, portanto, será temporária. Esta técnica já é muito conhecida e amplamente procurada para correção de sobrancelhas finas, ralas,desiguais ou até mesmo refazer, em caso de perda total, também é muito utilizada para corrigir lábios desiguais, sem cor ou muito finos, camuflar determinadas cicatrizes, manchas brancas na pele e vitiligo estacionário de pequenas dimensões, alem da possibilidade de se repigmentar o complexo areolo-mamilar pós mastectomia e mastoplastia. E recentemente a Micropigmentação tem sido muito procurada por homens e mulheres como uma alternativa eficiente para correção e disfarce de calvície e alopécia capilar.

Vale ressaltar que a Micropigmentação Capilar não consiste na implantação de novos fios, e sim, como foi explicado anteriormente, na pigmentação do couro cabeludo que irá disfarçar as falhas e dar a impressão de maior volume e preenchimento. Entretanto muitos clientes relatam observar o aumento do crescimento do cabelo após o tratamento, isto se deve ao estímulo que a técnica proporciona ao couro cabeludo, favorecendo o aporte de nutrientes, a microcirculação, estimulando os folículos pilosos e consequentemente aumentando o crescimento capilar em alguns clientes.

O resultado é muito natural visto que a técnica é bem detalhada, sendo pigmentado traços individuais que simulam e se assemelham aos fios de cabelo. A quantidade de sessões variam de acordo com o caso clínico de cada cliente, sendo muito importante uma avaliação prévia com um profissional micropigmentador competente. As sessões devem ser realizadas em um intervalo de 15 a 30 dias de acordo com a sensibilidade de cada cliente, a sessão tem uma durabilidade média de 1hora e 30 minutos.

Um fator muito importante a ser considerado na escolha da clínica e profissional é que a todo procedimento de Micropigmentação deve ser realizado em ambiente limpo e seguro com materiais descartáveis, respeitando todas as exigências da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e as normas de biossegurança, sendo assim procure profissionais de confiança.

A micropigmentação capilar também pode ser associada com outras terapias no intuito de potencializar os resultados no estímulo do crescimento do cabelo. Uma tecnologia recomendada é a Fototerapia que atua com LEDS de alta potência que por Fotobioestimulação atuam nos folículos pilosos estimulando o fortalecimento e crescimento capilar. Também pode ser realizado a associação com o Microagulhamento que utiliza o dermarroller (sistema de rolamento combinado com agulhas) associado aos fatores de crescimento.

O papel do cliente também é importante na conquista de um bom resultado, durante o tratamento são recomendado alguns cuidados e o complemento do tratamento com a ingestão diária do nutricosmético Multicap+ da linha nutribio da Buona Vita, esse nutricosmético repõe oligoelementos essenciais, fortalece o cabelo, favorece o crescimento e ainda retarda o embranquecimento dos fios.

Fica a dica tanto para profissionais que buscam se aperfeiçoar e oferecer novas técnicas para seus clientes, quanto para pessoas que sofrem destas alterações inestéticas!

Adriana Nogueira

Micropigmentadora, Esteticista Facial

Professora de Estética Facial e Micropigmentação

Junte-se à discussão

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.