Skip links

Os Benefícios da Drenagem Linfática

Compartilha

Esta massagem tão procurada por homens e mulheres nas clínicas de estética e consultórios de fisioterapia é um excelente recurso para auxiliar na cicatrização, diminuir a retenção hídrica, melhorar a oxigenação e nutrição dos tecidos resultando em pele, cabelo e unhas muito mais bonitos, produzir um relaxamento corporal e mental do paciente e ainda combater a tão indesejável celulite (FEG – Fibro Edema Gelóide).

Esta técnica foi desenvolvida pelo fisioterapeuta Vodder, na Alemanha, para ajudar o sistema linfático cuja função é reabsorver proteínas plasmáticas, eliminar o excesso de líquido e produtos celulares tóxicos através da urina, além da função imunológica devido à produção de células de defesa (linfócitos). Portanto esta massagem é recomendada quando o organismo está passando por algum processo infeccioso ou inflamatório, quando o próprio sistema linfático está comprometido, prejudicando a circulação linfática ocasionando inchaço e impedindo a limpeza adequada do organismo.  É também utilizada no pós-operatório da cirurgia plástica contribuindo para a um retorno mais rápido da sensibilidade das áreas operadas, auxiliando na cicatrização e absorção de hematomas.

As manobras da drenagem devem ser lentas, suaves e superficiais, com movimentos de deslizamento sobre o trajeto dos vasos linfáticos e de compressão na região dos linfonodos, células que estão aglomeradas em áreas onde os vasos se ramificam, como o pescoço, as axilas e a virilha que apresentam a função de filtrar a linfa. A drenagem é uma massagem relaxante, ao menor sinal de dor o paciente deve desconfiar que os movimentos estejam sendo mal executados, o mesmo vale para o aparecimento de hematomas, que indicam que a pressão da mão foi forte demais e acabou lesionando os vasos.

É importante lembrar que a drenagem linfática não é indicada para gestantes até o terceiro mês de gestação, pacientes operados sem encaminhamento do médico responsável, pessoas com tromboses, tumores ou processos infecciosos ou inflamatórios graves. Já quem tem problemas renais ou pressão arterial descompensada deve consultar um especialista para obter liberação.

Para potencializar os efeitos desta massagem as profissionais de estética utilizam cosmecêuticos com ativos que estimulam o metabolismo, hidratam e possuem ação anti-inflamatória, lipolítica e drenante associados ao uso de aparelhos e de outras técnicas de massagem para intensificar a batalha contra a celulite e a gordura localizada. Tornando este tratamento uma excelente alternativa para modelar o corpo neste verão e ainda agregar muita saúde e qualidade de vida !!!

Rafaela Pereira

Bióloga – Responsável Técnica Buona Vita

rafaelap.unesp@yahoo.com.br

Junte-se à discussão

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.