Skip links

Beleza na Maturidade

Compartilha

Como driblar o processo natural do envelhecimento e garantir beleza e saúde na maturidade? Esta pergunta pode ser respondida por esta nova “geração de homens e mulheres enxutos”, que possuem hábitos antigamente considerados típicos dos jovens e conseguem na maturidade excelente qualidade de vida e manutenção da auto-estima.

É fato que os brasileiros estão vivendo mais, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2000 os idosos representava 8,6% da população brasileira e estimativas apontam que nos próximos 20 anos a população de idosos representará 13% da população total. O aumento da expectativa de vida também foi considerado um dos fatores que influenciam o evidente crescimento da Estética no mercado nacional. Em 2008 o Brasil foi considerado o 3º maior consumidor de produtos e serviços de estética do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Japão de acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Aumento da expectativa de vida do brasileiro, a valorização social da mulher,  recursos tecnológicos eficientes na medicina estética e avanços na indústria cosmética impulsionam a busca por um envelhecimento saudável. Entenda as alterações fisiológicas que ocorrem durante nossa vida e aproveite as dicas para prevenir o envelhecimento.

O envelhecimento cutâneo é causado por fatores intrínsecos (reação dos radicais livres, oxidação, auto-imunidade, diminuição da capacidade de regeneração celular, e outros) e por fatores extrínsecos (poluição, radiações, temperatura, maus hábitos alimentares, cigarro, stress, tensão emocional etc.). Devem-se também considerar os fatores genéticos, assim como, doenças cutâneas e sistêmicas.

O tratamento e prevenção do envelhecimento, assim como cuidados com limpeza e tonificação são extremamente importantes e devem começar cedo, pois por volta dos 30 anos a pele diminui a produção de colágeno e surgem os primeiros sinais decorrentes da excessiva exposição ao sol, a hidratação deve ser intensificada e é um ótimo momento para iniciar o uso produtos para a área dos olhos. Com a diminuição da hidratação natural da pele, a partir dos 35 anos surgem as rugas e os sulcos profundos. Ao mesmo tempo diminui a produção de sebo, suor e a espessura da camada córnea. Surge então a necessidade de iniciar o uso de produtos a base de vitaminas, antioxidantes e ácidos que promovam a renovação e nutrição da pele, aumentando a elasticidade e firmeza do tecido.

Entre os 35 e 40 anos, a espessura da pele diminui ainda mais, o que acentua as marcas de expressão. Entre 40 e 45 anos, é observado baixa produção sebácea, nas mulheres devido as alterações hormonais da menopausa, pode ser observado na pele outras alterações como desidratação, pigmentação, sensibilidade e redução da elasticidade. Neste momento é indicado o uso de hidratantes que formem filmes oclusivos, impedindo a desidratação da pele. O uso do protetor solar deve ser intensificado no dorso das mãos, para prevenir o surgimento de manchas solares (hipercromias).

A fragilidade das fibras elásticas e a carência das fibras colágenas se acentuam entre os 45 e 50 anos, acentuando a perda de tônus e elasticidade. E o maior pico de desidratação ocorre a partir dos 55 anos, evidenciando rugas e marcas de expressão. Prevenir estas alterações físicas e garantir uma qualidade de vida depende também de bons hábitos alimentares, manter o corpo hidratado por meio do consumo de água, exercitar o corpo e a mente e utilizar produtos cosméticos apropriados

A terceira idade, também conhecida como maior ou melhor idade, hoje é muito respeitada e diversos especialistas da área de saúde e beleza se dedicam a esta fase e conseguem com cosméticos e protocolos específicos proporcionados pelo desenvolvimento científico, amenizar e reduzir as conseqüências do envelhecimento.

Beleza e saúde na maturidade é muito fácil conseguir basta começar a agir! Cuide-se!

 

Rafaela Pereira

Bióloga e Massoterapeuta

 rafaelap.unesp@yahoo.com.br

Junte-se à discussão

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.